Existem diversos tipos de relógios de pulso, desde os mais desportivos aos mais casuais, uns mais sofisticados outros mais simples, no entanto todos eles merecem cuidados especiais.

Se há uns tempos o relógio servia apenas para ver as horas, atualmente já não é bem assim. O relógio tornou-se um acessório com diversas utilidades e sinónimo de moda e estilo, que acaba por expressar a personalidade de quem o utiliza.

Independentemente do valor, todos gostamos que o nosso relógio dure muito tempo, por isso trazemos aqui algumas dicas para prolongar a vida útil do mesmo.

 

-Evite expor o seu relógio a temperaturas extremas

É muito importante que não se exponha o relógio a temperaturas extremas, quer sejam estas quentes ou frias. A estrutura interna do relógio é composta por pequenas peças de metal sensíveis a temperaturas extremas, podendo sofrer dilatação, causando mau funcionamento.

-Quando não estiver a utilizar o relógio mantenha-o na caixa original

É muito importante conservar a caixa onde vem o relógio ara o guardar quando o mesmo não estiver a ser utilizado. Assim, evita-se que o relógio esteja exposto a poeiras, humidade ou até que seja derramado algo em cima. Poderá também protegê-lo de eventuais quedas.

-Não usar o seu relógio na praia ou piscina

É muito comum que os relógios atualmente sejam à prova de água, no entanto cada modelo é resistente apenas até uma certa pressão de acordo com o fabricante. O sal e o cloro, com o tempo podem causar corrosão e contribuir para o processo de oxidação, para além da areia que pode acabar por arranhar o equipamento. Quando utilizado nestas condições, é aconselhável que passe por água e enxague com um pano macio.

-Atenção à informação de resistência à água

Recomenda-se a leitura do manual do fabricante para verificar qual a resistência à água do seu relógio. Muitas pessoas costumam confundir resistência com pressão, por exemplo um relógio à prova de água até 3ATM suporta apenas salpicos de água, chuviscos ou lavar as mãos. Um relógio à prova de água não permite assim tomar banho ou ir para o mar.

-Proteja o seu relógio de equipamentos magnéticos

Este ponto é válido apenas para relógios analógicos por possuírem baterias que geram eletricidade através de um pequeno cristal de Quartzo. Deve-se assim evitar que o relógio fique muito perto de equipamentos que geram magnetismo (computadores, televisões, micro-ondas, raio-x) pois podem afetar o funcionamento normal do seu relógio e fazer com que a vida útil da bateria do relógio seja menor.

-Evitar choques e colisões

Já não é novidade que os choques e as colisões podem causar danos aos equipamentos e o relógio sendo um equipamento frágil não é diferente. O problema é que com o uso diário por vezes esquecemo-nos que o estamos a utilizar e acabamos por não ter tanto cuidado, portanto a solução é prestarmos atenção aos nossos movimentos.

Não dispense destes cuidados e garanta uma vida útil alongada ao seu relógio! Gostou das nossas sugestões? Encontre na Miss Trend a nossa gama alargada de relógios.