Mais do que diversão e lazer, no verão os dias de mar e piscina são um alívio ao calor, mas proteger a pele das queimaduras solares e os olhos dos raios ultravioletas é fundamental para aproveitar os dias de sol com segurança.

Visto que esta é uma época em que nos fazemos acompanhar sempre pelos nossos óculos de sol, a possibilidade de os danificar aumenta e, como tal, é importante ter cuidados para estes continuarem resistentes e com maior durabilidade.

Nesse sentido e, porque queremos que os seus óculos de sol tenham grande durabilidade, preparamos 5 dicas eficazes que os vão manter sempre como novos. Confira já.

 

1. Evitar expor os óculos ao calor excessivo

 

Óculos de sol expostos ao calor

 

Embora a função dos óculos seja a proteção solar e, por isso, estejam sujeitos a lidar diretamente com o calor e com o sol, é importante que não descuidemos de os proteger fora das horas de uso.

Manter os óculos de sol guardados num lugar que absorva bastante calor e aqueça muito, pode provocar uma distorção no quadro e desalinhar a armação.

Sempre que a armação dos óculos é feita de uma massa mais grossa, o risco de alterações no seu formato é menor, mas no geral os óculos de sol femininos, que tendem a ser mais finos, podem ser as principais vítimas do calor. Materiais como o metal, podem também descascar, manchar ou até mesmo partir, quando expostos a altas temperaturas.

Um grande hábito que costumamos ter é deixar os óculos de sol guardados no porta-luvas do carro, ou em cima do tablier, o que é uma bomba de calor e que por isso deve ser evitado ao máximo.

 

2. Fazer uma limpeza adequada

 

Mulher a limpar os óculos de sol

 

Criar uma rotina de limpeza é fundamental para garantir que faz uso pleno dos seus óculos de sol.

Nas suas férias de verão, em que não dispensa a companhia deste acessório nas idas à praia ou às piscinas, é necessário redobrar a sua atenção. A areia, o salitre, protetor solar e bronzeador, podem danificar o seu par de óculos favoritos ou a eficácia das suas lentes.

Para limpar os óculos de forma correta, deve utilizar um pouco de água e um sabão neutro. Na hora de secá-los, é recomendado o uso de um pano com um tecido macio para evitar o aparecimento de qualquer risco.

Tenha especial atenção a secar os seus óculos, pois se o pano contiver areias ou similares, pode riscar as lentes.

 

3. Guardar em sítios apropriados

 

Óculos de sol guardados na caixa

 

Utilizar uma caixa de óculos e mantê-la num lugar à sombra, longe da exposição solar direta, é o primeiro passo para garantir a durabilidade do seu acessório favorito que combina com as roupas de verão.

Nesse sentido, o recomendado é usar uma caixa de óculos, normalmente facultada na compra dos mesmos, de modo a assegurar a sua durabilidade. Embora os materiais que fazem as lentes sejam resistentes e duradouros, ainda são suscetíveis a riscos ou a partir caso sofram algum impacto mais brusco.

Para além de os proteger contra poeiras e outros resíduos, a caixa de óculos é essencial para guardá-los dentro de uma mala. Sem a caixa, e com o contacto com os outros objetos, os seus óculos acabarão por se danificar muito mais rapidamente, seja nas lentes ou na própria armação.

Correm até o risco de ficar presos a algum lugar e acabarem por partir ou entortar. Não dispense este acessório.

 

4. Evitar a exposição à areia

 

Óculos de sol em contacto com areia

 

Mal põe o seu primeiro pé na areia é inevitável que os seus óculos de sol venham a sofrer com isso. Durante a época de verão, em que passam por um maior desgaste, os óculos de sol tornam-se em verdadeiros acessórios de praia, não havendo nunca dispensa para o seu uso.

O que não podemos descuidar mesmo é da atenção redobrada no que toca à exposição direta à areia. Este é o principal fator que leva à menor durabilidade dos seus óculos.

Por ser tão fina e impossível de controlar, entranha-se em pequenos espaços da sua armação que dão depois origem a riscos e a deterioração. É igualmente necessário ter atenção ao limpar as areias, para evitar que as mesmas risquem as suas lentes.

 

5. Evitar o contacto com a água

 

Óculos de sol na borda da piscina

 

Jamais enxague os seus óculos de sol com a água do mar ou da piscina. As águas com alterações químicas ou com salitre são altamente corrosivas e podem causar danos irreparáveis nas suas lentes e na armação.

Alguns compostos químicos destas águas, podem até neutralizar o efeito protetor de raios UV das suas lentes, corroer a cor da armação e até os próprios parafusos.

Caso haja algum contacto, deverá lavar os seus óculos com água doce e secá-los ce forma conveniente.

 

Não dispense destes cuidados e garanta uma vida útil alongada ao seu par de óculos favoritos! Gostou das nossas sugestões? Encontre na Miss Trend a nossa gama alargada de óculos de sol para este verão.