O smartwatch é um dispositivo inteligente, demasiado procurado nos dias que correm, não só por atletas mas também por pessoas que procuram um dispositivo com tecnologia de ponta, equipado com funções avançadas. Além disso, tendo em conta os diversos modelos de smartwatches existentes, eles dão o toque ideal em qualquer look, sem por de parte a acessibilidade.

Considerado um fiel companheiro de aventura, a verdade é que o smartwatch é um gadget que nos acompanha para todo o lado, o que aumenta a probabilidade de ser danificado e de reduzir a sua autonomia.

Assim sendo, além de todas as garantias que a Miss Trend oferece quanto à sua resistência e versatilidade, neste artigo reunimos 6 dicas para prolongar a vida útil do seu smartwatch. Confira!

 

1. Manter o smartwatch limpo e seco

 

Mesmo com a garantia de que a maioria dos nossos smartwatches são resistentes à água, torna-se crucial que seque o excesso de água depois do contacto direto, isto porque evita a possibilidade de acumular humidade em pequenas fissuras que possam aparecer. O que efetivamente não o impede de limpar suores, odores ou outros detritos e partículas que possam aparecer, principalmente nas braceletes do seu smartwatch.

Se tiver optado por um relógio digital masculino, com uma bracelete de couro mais robusta, ou os smartwatches femininos com as braceletes mais sublimes de aço, concebidos para uma utilização mais casual, não é necessário expô-los completamente à água. Um pano macio, limpo e sem pelos, é o suficiente para remover a acumulação de sujidade.

Por outro lado, smartwatches utilizados para atividades físicas e de alto impacto, relógios com braceletes de silicone são as mais indicadas, como por exemplo o Smartwatch PRO Plus.

 

Miss Trend - Smartwatch Pro plus

 

Mesmo durante o verão, os dispositivos podem ser um bom companheiro nas suas idas à praia, mas é inevitável ficarem expostos a areias, ao salitre do oceano ou até mesmo à gordura do seu protetor solar.

Nesse sentido, a melhor opção é, sempre que possível, lavar o relógio com água doce e deixar secar toda a humidade, evitando a descoloração das braceletes.

 

2. Não ajustar demasiado o smartwatch ao pulso

 

Ajustar o seu smartwatch ao seu pulso o máximo possível, por medo da falha de registo da monitorização física, pode ser o motivo de pequenas falhas técnicas que possam surgir. No entanto, as marcas, suores e a pressão que o relógio sofre podem causar danos que se repercutem com o tempo.

A medida ideal do seu smartwatch será sempre aquela que o permita que se mova para trás ou para a frente e, dois dedos acima da prega do seu pulso. Se, durante o seu treino de alto impacto, tiver ajustado o smartwatch para evitar que se mova ou faça uma monitorização cardíaca errada, não se esqueça de o alargar no fim da atividade física.

O risco que o seu relógio se desprenda é quase nulo e, além disso, as nossas braceletes dispõem de um sistema de segurança comprovado! Um bom exemplo é o nosso Smartwatch Legacy Unissexo em Aço.

 

Miss Trend - Smartwatch Legacy Unissexo em Aço

 

3. Desligar recursos para maximizar a durabilidade da bateria

 

Um dos principais motivos para os utilizadores trocarem, com mais regularidade, o seu dispositivo é a capacidade da bateria, que tende a sofrer alterações dependendo do uso do seu relógio. Por isso, tal como cuidar do exterior do seu smartwatch é importante, preservar o seu sistema operativo também.

A verdade é que desligar os recursos do seu dispositivo, como o bluetooth, NFC, wi-fi ou localização, quando não usa, faz com que não consuma bateria em excesso e esta não sobreaqueça, aumentando a sua durabilidade diária. Tudo isto sem nunca impedir que as notificações sejam recebidas na mesma, optando por apenas um dos recursos do relógio inteligente.

Também com garantias a longo prazo, pequenos hábitos como diminuir a luminosidade do seu ecrã, utilizar o relógio em modo “snooze”, desativar a função que ativa o smartwatch pelo movimento do seu pulso e nunca deixar a bateria descarregar completamente, vão igualmente garantir uma maior longevidade do dispositivo. Vale a pena frisar que o método de carregamento utilizado, carregador magnético ou cabo micro usb, também têm influências no sistema do seu relógio.

 

4. Bloquear notificações desnecessárias

 

50% da atividade do seu smartwatch é realizada quando não lhe está a dar um uso explícito. Isto é, mesmo que não esteja a usar as suas aplicações de maneira literal, pela conectividade do relógio com o seu smartphone, este tende a "despertar" sempre que aparece alguma notificação. Por isso, garantir que tem apenas ativas as notificações que realmente lhe interessam, vai garantir que o smartwatch só se liga em caso de necessidade e evitar perdas de bateria inúteis.

Porém, são vários os dispositivos com uma boa capacidade de bateria, como, por exemplo, o Smartwatch Deluxe.

 

Miss Trend - Smartwatch Deluxe

 

5. Desinstalar apps que não utiliza

 

Monitorizar o armazenamento do seu gadget vai garantir uma acessibilidade e rapidez do sistema muito maior. Sobrecarregar, ou deixar no limite, a capacidade máxima do smartwatch vai fazer com que se torne lento e menos usável no dia-a-dia. Por isso, dê uma revisão nas apps pré-instaladas do sistema e elimine tudo o que não lhe for útil, pois garantir o mínimo uso da bateria, dá-lhe a oportunidade de guardar no seu relógio informação que considere relevante para si!

 

6. Usar um vidro temperado para proteger o ecrã

 

A maioria dos relógios inteligentes disponíveis no mercado oferecem um ecrã criado com materiais resistentes contra choques e arranhões, embora nem sempre como gostaríamos. Felizmente, hoje em dia, existe uma gama alargada de vidros temperados desenvolvidos especialmente para proteger o nosso smartwatch e reduzir a visibilidade do ecrã.

Além disto, é possível encontrar algumas proteções ainda mais resistentes, embora estas alterem o design do relógio e nem sempre sejam compatíveis com o modelo que escolheu.

 

Ficou com dúvidas sobre as nossas dicas ou com interesse em algum dos nossos modelos de smartwatches? Encontre na Miss Trend uma vasta quantidade destes relógios inteligentes, que com certeza vai gostar.